SEXUALIDADE & PROTEÇÃO,camisinha,relaçãosexual,gozo,gozar,libido,sexual intercourse, condom, enjoy, enjoyment, libido,
SEXUALIDADE & PROTEÇÃO:
Dicas para prevenir DSTs e cuidar da sua saúde sexual
Introdução: As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infecções que se transmitem por meio de relações sexuais sem proteção. Infelizmente, elas são muito comuns e afetam tanto homens quanto mulheres. Neste folder, vamos falar sobre como a mulher pode cuidar da sua saúde sexual e prevenir DSTs, sem deixar de lado o seu desejo e prazer.
Use sempre preservativo: O preservativo é a forma mais eficaz de prevenir DSTs. Ele deve ser usado em todas as relações sexuais, seja vaginal, anal ou oral. Não confie somente na pílula anticoncepcional, pois ela não protege contra as DSTs.
Faça exames regulares: É importante fazer exames regulares para detectar qualquer DST o mais cedo possível. Alguns exames podem ser feitos pelo SUS e são gratuitos, como o teste de HIV e de sífilis. Procure um posto de saúde ou uma clínica de saúde da mulher para agendar seus exames.
Conheça o seu corpo: Conhecer o próprio corpo é fundamental para perceber qualquer alteração ou sintoma que possa indicar uma DST. Preste atenção a qualquer secreção, coceira, dor ou ferida que apareça na região genital e procure um médico imediatamente.
Não tenha vergonha de falar sobre sexo: Falar sobre sexo pode ser um tabu para muitas pessoas, mas é importante que você se sinta à vontade para conversar com seu parceiro ou parceira sobre DSTs e como preveni-las. Se você tem dificuldades para falar sobre o assunto, procure um profissional de saúde que possa ajudá-la.
Respeite o seu corpo e seus limites: Não se sinta pressionada a fazer nada que não queira. Você tem o direito de escolher com quem, como e quando quer ter relações sexuais. Respeite seus limites e não se sinta obrigada a fazer nada que não esteja confortável.
Conclusão: Cuidar da sua saúde sexual é importante para ter uma vida saudável e prazerosa. Não deixe o medo ou a vergonha te impedirem de buscar informações e cuidados. Fale com um profissional de saúde e use sempre o preservativo. Cuide-se!